Blog

Vinho português: viaja pelas regiões vitivinícolas!

Os vinhos portugueses andam “nas bocas do mundo”, ou não fizesse Portugal parte do Top 10 dos principais exportadores mundiais de vinho, ao lado de países como Itália, França e Espanha.

Tendo vindo a afirmar-se nas últimas décadas como produtor dos melhores vinhos de mesa, no que toca ao setor vinícola, o nosso país prima pela variedade, autenticidade e carácter dos seus vinhos.

Do Douro ao Alentejo, passando pelos vinhos do Dão, convidamos-te agora a embarcar numa viagem pelas principais regiões vitivinícolas de Portugal.

 

Além do famoso queijo da Serra da Estrela, produzido nas proximidades da região, a zona do Dão produz vinhos enriquecidos pelo processo de envelhecimento, que são considerados dos melhores vinhos portugueses. Rodeada de serras que a protegem dos ventos, esta região traz à mesa vinhos com personalidade, resultantes de uma grande diversidade de castas. Assim, os vinhos brancos revelam-se bastante aromáticos, frutados e equilibrados e os vinhos tintos distinguem-se por serem bem encorpados. Quanto às condições geográficas da região, revelam-se excelentes para a produção vitivinícola.

Geografia e geologia

Região situada na Beira Alta, no Centro-Norte de Portugal, rodeada pelas serras do Caramulo, Montemuro, Buçaco e Estrela. As vinhas localizam-se entre os 400 e os 700 metros de altitude, em planaltos de solos xistosos e graníticos.

Produção

Vinho tinto, Vinho branco, Vinho rosé, Vinho espumante e Vinho licoroso

 

 


 

Considerada Património Mundial da UNESCO, a região do Douro é uma das mais antigas regiões demarcadas da história do vinho, sendo conhecida pela sua paisagem exuberante e por um microclima especial, que garante as condições essenciais para a produção do mundialmente conhecido vinho do Porto.

Geografia e geologia

Região localizada no noroeste de Portugal, rodeada pelas serras do Marão e de Montemuro. A maioria das plantações é feita em socalcos, talhados nas encostas dos vales ao longo do rio Douro e seus afluentes. Os solos essencialmente de xisto, embora em algumas zonas graníticos, são benéficos para a longevidade das vinhas.

Produção

Vinho do Porto, Moscatel
Vinhos de origem controlada DOC Douro e Vinhos espumantes

 

Já conheces a marca Cabriz?

Considerado o Dão mais vendido do mundo, escolhe um dos vinhos produzidos pela marca para harmonizar com uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, o famoso Queijo Serra da Estrela.

 

A região da Bairrada é rica na produção de vinhos brancos e tintos, elaborados a partir de castas tradicionais. De terras planas e férteis, a região da Bairrada foi também uma das primeiras regiões de Portugal a produzir vinhos espumantes. O seu clima, tipicamente atlântico, apresenta uma grande amplitude térmica na época do amadurecimento das uvas, fenómeno que mantém a acidez das frutas e dá grande frescura aos vinhos que delas resultam.

Geografia e geologia

A região da Bairrada situa-se na Beira Litoral, entre Águeda e Coimbra. É formada por solos argilosos e arenosos, que dão origem a vinhos diversificados.

Produção

Vinhos tintos, Vinhos brancos e Vinhos espumantes

 


 

A região do Tejo é uma das mais antigas regiões produtoras de vinho português. O seu clima temperado privilegia a criação de vinhos macios, aveludados e frutados. Em alguns casos mantém-se técnicas de vinicultura tradicionais, como a pisa a pé, existindo também uma forte aposta em equipamentos sofisticados e modernos na produção dos vinhos da região.

Geografia e geologia

A região compreende a zona de Lisboa e Vale do Tejo, também denominada Estremadura e Ribatejo. Esta região fértil tem uma diversidade de solos e climas aliados a explorações vitivinícolas de grande dimensão.

Produção

Vinhos tintos, Vinhos brancos, Vinhos rosé e Vinhos frisantes

 


 

A região vitivinícola DOC Alentejo apresenta uma multiplicidade de castas, estando os vinhos do Alentejo presentes no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais. Com um sol escaldante no verão e um clima ameno no Inverno, a região do Alentejo tem um tipo de cultivo de vinhas que privilegia, pelas suas características, a prática da sustentabilidade ambiental.

Geografia e geologia

Dividida em Alto Alentejo e Baixo Alentejo, a região do Alentejo caracteriza-se por uma heterogeneidade de solos, com afloramentos dispersos de barros, xisto, granito, calcários e argilas.

Produção

Vinho tinto, Vinho branco, Vinho rosé, Vinho de talha, Vinho espumante, Vinho licoroso e Vinho biológico

 

Vinhos do Douro, vinhos do Dão, vinhos da Bairrada, vinhos do Tejo ou vinhos do Alentejo. Agora que já conheces as regiões vitivinícolas de Portugal e os seus vinhos, prossegue a viagem à mesa, com uma receita tipicamente portuguesa e um bom copo de vinho a acompanhar.

Partilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp