Blog

O melhor Food & Wine pairing deste verão!

Como um amor de verão, um pairing de verão nunca se esquece. Pôr do sol na praia & vinho rosé, noite na esplanda & vinho branco, happy hour com amigos & vinho tinto são exemplos de combinações perfeitas que, por si só, dão um sabor especial ao verão.

Mas para saborear o momento certo, é preciso escolher o vinho certo. Por isso, fomos à procura dos melhores vinhos portugueses e dos seus pairings ideais.
Pronto para os conhecer? Aqui ficam as nossas sugestões de food & wine pairing para este verão!

 


Cabriz Sauvignon Blanc

Fresco, distinto e com classe, assim é o Cabriz Sauvignon Blanc, um vinho com sotaque francês e grande potencial gastronómico.
Com o carácter de Cabriz bem vincado e o terroir inconfundível do Dão, este vinho branco destaca-se pelo sabor predominante a “frutos tropicais, exóticos, flor de citrinos e frutos secos”, bem como pelo seu “notório volume de boca, elegância e distinta persistência.”, como nos indica o enólogo Osvaldo Amado nas notas de prova.
Pairing de verão: É candidato a acompanhar iguarias da cozinha mediterrânea, chinesa e indiana, satisfazendo um momento de lazer como aperitivo. Combina bem com queijos (como queijo de cabra, burrata ou mozzarela de búfala), peixes brancos, ceviche ou marisco / frutos do mar, assim como com saladas frescas.


Cabriz Colheita Selecionada Branco

O sabor frutado deste vinho e a sua intensidade aromática, predominante em frutos tropicais e exóticos, fazem do Cabriz Colheita Selecionada branco a escolha perfeita para quem gosta de um bom vinho branco. De aspeto cristalino, cor citrina definida com ligeiros tons esverdeados e sabor tropical fresco, este vinho do Dão é elegante e harmonioso.
Pairing de verão: é cobiçado por iguarias da cozinha mediterrânea, chinesa, indiana e africana. Harmoniza bem com os pratos leves do mar, os picantes da Índia, sushi, saladas frescas e queijos maturados.


Cabriz Colheita Selecionada Rosé

Este é o vinho ideal para acompanhar um mergulho na praia ao pôr-do-sol, ou para uma noite de verão com amigos. Tem uma cor rosada, um aroma intenso a frutos vermelhos frescos, com destaque para o morango e para a framboesa. O aspeto é cristalino, o sabor frutado, é macio e de frescura crocante.
Pairings de verão: Como um vinho rosé que se preze, o Cabriz Colheita Selecionada rosé faz um pairing perfeito com: iguarias da cozinha mediterrânea (e do mar, como atum, canapés de salmão, carpaccio de polvo e marisco), cozinha chinesa e indiana, tábuas de frios (carpaccio, presunto, chouriço ou linguiça), aperitivos fritos (como batatas fritas com mostarda dijon), salgados como pastéis de carne e queijos (em especial, brie, gouda ou queijo de cabra).


Cabriz Reserva tinto

Cabriz Reserva tinto é o vinho que melhor descreve o Dão. Elegante e harmonioso, este vinho de aroma intenso, em notas balsâmicas, tem um aspeto límpido, de cor rubi com ligeiros tons acastanhados. Apresenta também notas florais, frutos vermelhos e frutos do bosque bem maduros. O seu sabor é frutado e macio, com distinto volume de boca. Termina elegante e persistente.
Pairing de verão: Dada a sua forte personalidade, este vinho do Dão é o pairing ideal de pratos intensos, como assados, carnes vermelhas estufadas ou grelhadas, caça, queijos bem estruturados e sobremesas à base de chocolate.


Cabriz Reserva branco

Produzido a partir da casta branca típica da região do Dão, o Encruzado, Cabriz Reserva branco tem um sabor frutado, harmonioso e elegante, com uma notória frescura final. De aspeto cristalino e cor citrina definida com tons esverdeados, este vinho branco apresenta-se com um aroma intenso em notas cítricas, tília, cidreira, ligeiro avelanado e nuances tropicais.
À mesa, é facilmente confundido com um vinho francês caro, daqueles de Borgonha.
Pairing de verão: Com boa aptidão gastronómica, nomeadamente para acompanhar com peixe assado ou peixe no forno, carnes brancas grelhadas ou assadas, massas e queijos macios (como brie ou camembert).


Cabriz Biológico branco

Este vinho branco é um vinho com aroma jovem, fresco e predominante em notas frutadas e florais. Também de sabor frutado, fresco, crocante e com distinta persistência, apresenta um aspeto cristalino e uma cor citrina definida com abundantes tons esverdeados. Nasceu em comunhão com a natureza, sendo por isso produzido da forma mais natural possível e com o mínimo de intervenção humana.
Cabriz Biológico Branco é um vinho moderno que respeita o ambiente e tira partido das evoluções tecnológicas que permitem fazer vinhos frescos, elegantes e frutados como este.
Pairing de verão: Além de ser uma excelente escolha para um momento de lazer, é ideal para acompanhar pratos à base de peixes e carnes brancas da cozinha mediterrânea, chinesa, indiana e africana.

 

Agora que já conheces alguns dos melhores vinhos portugueses deste verão e os seus pairings ideais, qual é o teu eleito?

Partilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp