Sabes porque é que as garrafas de vinho têm 750ml e não 1 litro?

Sabes porque é que as garrafas de vinho têm 750ml e não 1 litro?

É uma daquelas perguntas que nos inquietou durante uma madrugada e não paramos até descobrir a resposta. Por isso, e para que não passes pelo mesmo que nós, achamos importante e, extremamente (in)útil partilhar contigo algumas teorias sobre isto.

Em primeiro lugar, há quem defenda que, em média, os 0,75 litros, ou 750 ml, são a quantidade ideal para duas pessoas apreciarem uma garrafa de vinho numa refeição. E se for Cabriz ainda melhor. Outros dizem que está relacionado com a quantidade ideal para que o vinho envelheça e desenvolva os seus sabores e aromas ao longo do tempo. Valha-nos Cabriz.

Uma das teorias mais comuns para este fato remonta ao comércio entre França e Inglaterra no século XIX. Naquela época os principais clientes dos vitivinicultores franceses eram os ingleses. Contudo estes nunca adotaram o mesmo sistema de medidas dos franceses. Como na altura os vinhos eram transportados sobretudo da região de Bordéus em barris de 225 litros (mais ou menos 50 galões), para as contas serem mais fáceis de fazer, os comerciantes escolheram uma garrafa de 75 centilitros (ou 750 mililitros), pois assim os 225 litros correspondiam precisamente a 300 garrafas com a capacidade de 0,75 litros. Deste modo um galão correspondia a 6 garrafas. Aliás, é por isso que ainda hoje as caixas de vinho têm em geral 6 ou 12 garrafas. Não sabias disto pois não?

Independentemente da sua origem, o tamanho padrão de 750 ml para garrafas de vinho é o mais utilizado em todo o mundo como padrão para o engarrafamento de vinhos. E aqui em Cabriz acontece o mesmo mas sabias que também existem garrafas de 1,5 litros, 1500 ml, as chamadas Magnum? Valha-nos Cabriz.