4 Dicas para comprares o vinho certo

Como saber se um vinho é bom ou não. 4 Dicas para comprares o vinho certo.

Como saber se um vinho é bom ou não.

E assim, de repente estamos no supermercado a olhar para uma prateleira cheia de garrafas de vinho sem saber qual é o melhor vinho ou como comprar o vinho certo. Ainda por cima, além da quantidade infinitiva de vinhos à tua frente, tens vinhos brancos, tintos, rosés e espumantes. “Qual será o melhor vinho para acompanhar com aquele assado? Que vinho devo comprar para levar para ao jantar com o Paulo? Tintos vão bem com peixe?” As questões não param de te atormentar e nós percebemos-te, é difícil. Mas não precisas de ligar ao teu pai ou aquele amigo enochato que sabe tudo sobre vinhos, nós ajudamos-te. Partilhamos contigo 4 dicas para comprares o vinho certo.

  1. Consulta o rótulo
    É a primeira regra de ouro para escolher um bom vinho. A melhor forma de sabermos mais sobre aquele vinho é consultando o rótulo na parte de trás. Por isso a primeira coisa que precisas de fazer é rodar a garrafa. Normalmente no contrarrótulo já encontras algumas sugestões de harmonização e uma descrição do tipo de vinho que tens na mão. Mas aí é importante estares atento ao certificado de origem. No caso dos vinhos portugueses, as designações de qualidade DOC (Denominação de Origem Controlada) ou Vinho Regional garantem a origem do vinho. Se estiveres atento a este detalhe tão importante, ficarás certamente bem servido.

  2. Está atento ao local onde está o vinho
    Durante a compra de um vinho, evita as garrafas guardadas junto a fontes de iluminação forte ou calor. O vinho pode ter perdido aromas e frescura. Nunca escolhas um vinho da montra.

  3. Considera a ocasião para a qual estás a comprar o vinho
    Se estás à procura de um vinho para impressionar a tua família ou amigos sugerimos que compres uma garrafa de tinto, como o nosso Cabriz Reserva Tinto. Normalmente os vinhos tintos tem sabores mais equilibrados por isso pode ser uma boa escolha.

    Se vais acompanhar uma refeição e queres acertar na harmonização também te podemos ajudar. Tudo o que precisas de saber é que há certos vinhos que acompanham bem certas refeições. Quais os vinhos e quais as refeições, isso depende de ti, do teu gosto e do que te apetecer em cada momento. A regra de ouro indica-nos que vinhos brancos conjugam com pratos mais leves, como frango e peixe, mas também com pratos mais picantes e vinho tintos combinam com pratos mais pesados, como carne de vaca ou borrego. Mas o mais importante é saboreares o vinho e apreciares o momento. Os vinhos Cabriz acompanham tudo aquilo que tu quiseres, valha-te isso.
  1. Utiliza o teu telemóvel e procura as classificações e críticas dos especialistas
    Assim não tens mesmo como errar. Procura pelo nome do vinho nas revistas (Wine Spectator, Wine Enthusiast Magazine, Revista dos Vinhos, Grandes Escolhas, Paixão pelo Vinho, Decanter, Wine & Spirits, entre outros) e em sites especializados. Verifica se têm prémios e a suas classificações. Deixamos-te ainda uma dica extra neste ponto: descarrega a aplicação do Vivino e consulta aquele vinho diretamente na plataforma. Descobre as opiniões de pessoas reais sobre.

Resta-nos desejar-te boa sorte na tua próxima compra de vinho. Não é assim tão difícil, acredita. Aproveita estas 4 dicas para comprares o vinho certo, visita a loja online Cabriz e descobre o vinho certo para ti.

Para nós é Cabriz. Esse nunca muda. Valha-nos isso.