Blog

O que fazer em casa em época de Covid-19?

[vc_row el_class=”single-post-top-grid”][vc_column width=”2/3″ css=”.vc_custom_1584368081927{background-image: url(https://cabriz.pt/wp-content/uploads/Versão-BLOG-COVID-19.jpg?id=1952) !important;background-position: center !important;background-repeat: no-repeat !important;background-size: cover !important;}” el_class=”single-post-background-image”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_raw_html]JTVCc2lkZWJhcl9ibG9nX2NhdF9zYyU1RA==[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row][vc_row el_class=”single-post-bottom-grid”][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O que fazer em casa em época de covid-19?

O que fazer em casa para não entrar em stress com a pandemia do covid-19? Deixamos-lhe aqui algumas sugestões.

Por Susana Pinheiro

Pode simplesmente fazer exercício físico, ler um bom livro, pôr aquela série em dia, assistir a um filme com um copo de vinho a acompanhar. Ou colocar o avental e inventar novos pratos e iguarias na cozinha com a ajuda dos mais novos. São algumas das nossas sugestões se estiver em casa de quarentena como medida de precaução face à actual pandemia do Covid-19. No caso de ter terraço ou pátio, pode sempre apanhar ar fresco, além de dar um novo look ao jardim lá de casa.
Numa altura em que a Organização Mundial da Saúde já decretou a pandemia, Portugal está em estado de alerta até 9 de Abril por causa do novo coronavírus. O Governo suspendeu aulas e visitas a lares de idosos em todo o país. E com o aumento do número de pessoas que ficam de isolamento em casa para evitar a propagação do vírus, a Ordem dos Psicólogos já veio a público dar alguns conselhos para quem estiver em casa fechado.
“Mantenha-se informado e compreenda o risco, peça ajuda, mantenha o contacto com amigos e familiares”, assim como as suas rotinas e actividades habituais são alguns dos conselhos da Ordem dos Psicólogos. Fazer exercício físico, ter uma alimentação equilibrada e “realizar actividades de que gosta e relaxe” são mais algumas propostas.
O isolamento social pode transformar-se numa dor de cabeça se não arranjar forma de ocupar o tempo, principalmente se não puder sair de casa como medida de precaução. E se tiver miúdos, ainda pior, agora que as escolas fecham bem antes das férias da Páscoa para conter a pandemia. Terá que idealizar actividades também para eles. Algumas delas até podem ser terapêuticas, como a jardinagem e os trabalhos manuais. Experimente!
Os jogos de tabuleiro também podem ser uma opção, como os clássicos Monopólio, Cluedo, Trivial Pursuit, xadrez ou damas. E por que não jogar e beber um copo de vinho enquanto oferece um sumo ou limonada aos mais novos? Pode fazer uma sessão de cinema caseira e ver um filme como os “Dois Papas”.
Mas se quer pôr os mais novos a estudar, pode sempre aproveitar o ensino gratuito à distância de um clique. A Porto Editora e a Leya disponibilizam, de forma gratuita, o acesso a conteúdos educativos digitais para professores e alunos do 1º ao 12 anos de escolaridade, durante este período sem aulas.
Há estádios de futebol vazios, praia interditas a banhistas para evitar a propagação do novo coronavírus. O importante é proteger-se, mas sem entrar em alarme social. Em todo o mundo, o novo coronavírus já infetou mais de 134 mil pessoas e causou mais de 4.900 mortes.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_raw_html]JTVCd2lkZ2V0JTIwaWQlM0QlMjJhcmNoaXZlcy0zJTIyJTVE[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]