Loading Likes...
cabriz buzios brigite bardot

Cabriz em Búzios: o melhor do Dão no refúgio secreto de Brigitte Bardot

Junho 26, 2018 12:54 pm Published by Leave your thoughts

Cabriz em Búzios: o melhor do Dão no refúgio secreto de Brigitte Bardot

Brigitte Bardot, uma das maiores musas de sempre do cinema, tinha como refúgio uma pequena e desconhecida vila de pescadores no Brasil, Búzios, o mesmo destino por onde Cabriz andou nas últimas semanas, no âmbito no Circuito Enogastronômico de Búzios 2018. A predileção da famosa atriz por esta vila piscatória acabaria por mudar para sempre o destino de Búzios. A grande estrela de cinema colocou esta pequena vila piscatória nas capas dos principais jornais e revistas mundiais: depois da passagem da atriz por Búzios, a vila começou a receber enchentes de turistas. A fama deste destino balnear mantém-se até hoje. Búzios é atualmente o quinto destino mais procurado por turistas no Brasil.

A atriz esteve em Búzios por duas vezes, em 1964, entre janeiro e abril; e na passagem de ano de 64 para 65, entre dezembro e janeiro. BB, como era conhecida a estrela, veio para o Rio de Janeiro de férias, com o então namorado marroquino-brasileiro Bob Zagury. Mas a imprensa não a largava e a atriz era perseguida pelos jornalistas sempre que tentava sair à rua. É então que ela decide refugiar-se em Búzios com o namorado. Foi no início de 64 que Bardot encontrou nesta pequena vila o sossego e a serenidade de que precisava, tendo passado quatro meses nas praias de Búzios, de beleza rara, em estado bruto.

Contudo, da segunda vez que Brigitte voltou a Búzios, a imprensa já tinha descoberto o seu segredo e a calma tinha terminado. Búzios não tinha espaço nem alojamentos suficientes para tantos jornalistas e fotógrafos que invadiam, diariamente, a pequena vila, na esperança de conseguir fotografar a famosa loira do cinema.

Depois do réveillon de 1965 Brigitte Bardot nunca mais regressou a Búzios. A prefeitura ainda lhe quis atribuir o título de cidadã honorária e um terreno na Praia de João Fernandes, em reconhecimento pela visibilidade e crescimento económico que a atriz tinha possibilitado à vila, mas a musa nunca os recebeu.

Ainda assim, Búzios ficou para sempre marcado pela passagem da estrela mundial: a Orla Bardot, para além de ter o nome da atriz, tem uma estátua sua inspirada na foto que Denis Albanese, um amigo de Zagury, tirou à atriz durante o verão que ela passou ali. A escultura, da autoria de Christina Motta, é hoje um ícone de Búzios e atrai todo o tipo de pessoas, desejosas de eternizarem a sua imagem ao lado de uma das atrizes mais famosas de sempre, retratada como uma simples “garota brasileira”: sem maquilhagem, com o cabelo solto e despenteado, sentada em cima de uma mala de viagem, porque em Búzios BB era apenas uma turista, de férias, numa vila esquecida do Brasil.

Cabriz no Circuito Enogastronômico de Búzios 2018

Durante 35 dias Búzios abre portas ao maravilhoso mundo do vinho, possibilitando aos apreciadores e apaixonados por vinhos e espumantes experiências incríveis: workshops, palestras, degustações, harmonizações gastronómicas, encontros com especialistas, exposições e, até, momentos musicais de Jazz e Blues!

O circuito passa por hotéis, bares, restaurantes e clubes de praia que recebem produtores, enólogos e sommeliers para eventos de variados formatos, além de menus especiais, inspirados na gastronomia de vários países e harmonizados com vinhos e espumantes escolhidos especialmente para o efeito.

Inserido no circuito de vinhos e gastronomia de Búzios, o Wine & Tour – criado pela sommelier Vivian Maia – reuniu mais de 100 rótulos de vinhos nacionais e internacionais, gastronomia especial e música. Cabriz estava lá e encantou Búzios com o melhor vinho do Dão!

Categorised in:

This post was written by Cabriz Cabriz